Comida para gatos - a que prestar atenção quando a escolher?
Ao procurar a comida certa para gato, é necessário considerar todas as características do seu gato. As necessidades de cada gato são completamente diferentes e dependem em grande parte do estilo de vida, nível de actividade e fase de vida do seu animal de estimação. Não existe comida para gatos de tamanho único para o gato preguiçoso e idoso e para o gatinho energético que passa o dia inteiro em liberdade e a correr. Quando escolher a comida do seu gato, preste atenção a cada aspecto do seu dia e a cada detalhe que torna o seu gato diferente de qualquer outro. Se não souber que comida escolher, o seu distribuidor local Husse terá todo o gosto em ajudá-lo a escolher a comida que é melhor para o seu gato. Pode também utilizar a nossa ferramenta "Encontrar a refeição perfeita". Husse é uma marca de comida para gatos onde as necessidades dos animais de estimação vêm sempre em primeiro lugar. Abaixo encontrará todos os aspectos que precisa de considerar ao escolher um alimento para gatos.
A idade do gato
É melhor começar pela idade do seu gato. Este é um ótimo ponto de partida que o ajudará muito a definir a gama de produtos que pode escolher. A composição da comida para gatos adultos será significativamente diferente da comida para um gatinho pequeno. Os gatinhos precisam de uma dieta que apoie o seu desenvolvimento e crescimento saudáveis, por isso é extremamente importante dar a fórmula certa no primeiro ano de vida do seu animal de estimação. O valor calórico da dieta de um gato adulto é mais elevado do que a dieta destinada aos gatos mais velhos. A alimentação de um gato idoso não precisa de conter tanta gordura, que num gato menos ativo pode acumular-se ao longo do tempo na forma de quilos em excesso. Para um gato mais velho, vale a pena escolher uma fórmula com uma composição delicada ou sem grãos, o que é menos suscetível de irritar o sistema digestivo sensível de um gato mais velho. Os alimentos para gatos devem ser adequados à idade do seu animal de estimação.
Nível de atividade do gato
Sabe-se que os gatos são capazes de passar 12 a 16 horas a dormir a sesta ou a descansar. No entanto, a forma como os gatos passam o tempo quando acordados pode variar drasticamente. Dependendo de como o seu gato passa o seu tempo livre, a sua dieta também deve ser ligeiramente diferente. Se o seu gato gosta de correr, deve escolher uma dieta que seja mais elevada em calorias do que no caso de um gato preguiçoso que prefere deitar-se em lugares quentes da sua casa. Um valor calórico demasiado elevado na dieta de um gato menos ativo pode levar à acumulação de quilos desnecessários, e a longo prazo, ao excesso de peso ou mesmo à obesidade. Portanto, antes de decidir sobre qualquer alimento para o seu gato, avalie o seu nível de actividade durante o dia - isto ajudá-lo-á a escolher uma dieta que fará com que o seu gato se sinta óptimo e lhe proporcionará o nível adequado de energia diária.
Necessidades individuais
A idade e os níveis de actividade não são tudo o que precisa de considerar ao escolher um alimento para gatos. Se tiver um peludo em casa após esterilização ou castração, lembre-se que a dieta de um gato assim deve conter menos gordura e mais fibra - graças a isto, irá satisfazer o apetite por mais tempo, sem exceder as necessidades diárias do gato. Se tiver um gato em casa com problemas ou doenças do sistema urinário, escolha um alimento com a adição de arandos com uma composição que tenha um efeito benéfico sobre o tracto urinário. O seu gato tem um estômago sensível ou alergias alimentares? Opte por um alimento delicado à base de borrego, sem grãos. Os alimentos para gatos têm um enorme impacto na saúde e bem-estar do seu amigo de quatro patas. Por isso, é extremamente importante escolher um alimento que seja adaptado às necessidades individuais do seu gato.
A comida seca para gatos é uma boa escolha?
A comida seca para gatos é muito frequentemente um motivo de discórdia entre os criadores de gatos. Muitos proprietários de gatos acreditam que a comida seca para gatos é o pior alimento que pode ser dado a um patudo. Há também todo um grupo de fãs de comida seca para gatos. Há anos que os criadores de gatos discutem se a comida seca para gatos é uma boa escolha para um peludo. Os gatos selvagens estão habituados a obter fluidos maioritariamente das suas refeições. Portanto, a comida seca para gatos para um animal doméstico que não está convencido a beber água de uma tigela corre o risco de um nível de hidratação inadequado. Ao decidir sobre uma dieta alimentar seca, certifique-se de que o seu gato está a receber líquidos suficientes ao longo do dia. Lembre-se de que pode adicionar aperitivos húmidos à comida seca para gato, o que não só melhorará a sua palatabilidade, como também ajudará a manter o corpo do seu gato devidamente hidratado. A comida seca para gatos é uma das soluções mais económicas disponíveis no mercado. Se tiver um grande grupo de gatos de que cuida, a comida seca fornecerá aos gatos o nível adequado de energia diária numa porção menor do que a comida húmida. Além disso, graças à utilização de alimentos secos, também se pode cuidar da higiene oral do gato. A estrutura crocante dos croquetes dos alimentos suporta a limpeza mecânica dos dentes, o que pode ser extremamente útil para um pequeno gatinho que não gosta de escovar os dentes. Tem um gato em casa que gosta de ser picuinhas? A comida seca do gato não se deteriora numa tigela tão rapidamente como a comida húmida do gato, e é muito mais fácil de armazenar também. A comida seca para gatos é também mais conveniente para medir porções.
Vantagens da alimentação seca exclusiva para gatos
Os alimentos secos exclusivos para gatos são feitos apenas de ingredientes naturais da mais alta qualidade com excelente digestibilidade. As fórmulas com elevado teor de proteínas animais foram enriquecidas com taurina para apoiar uma visão e um coração saudável. Os nossos alimentos secos para gatos contêm todos os aminoácidos essenciais que o corpo do gato precisa para funcionar correctamente. Os alimentos secos exclusivos para gatos são ricos em fruto-oligossacarídeos, que asseguram uma flora intestinal adequada. As fórmulas exclusivas contêm antioxidantes naturais, um conjunto completo de vitaminas A, E e D, e ácidos gordos Omega-3 que neutralizam a inflamação. As necessidades nutricionais de um gato são uma questão individual, pelo que na oferta da Husse encontrará dietas concebidas para gatos de todas as idades, com várias preferências ou enfermidades. Se estiver a introduzir um novo alimento na dieta do seu gato, não se esqueça de o fazer gradualmente. Misture o novo alimento com o alimento existente do gato e aumente gradualmente a quantidade do novo alimento na mistura. Graças a isto, o sistema digestivo do seu gato terá tempo para se adaptar à nova composição alimentar e evitará vários problemas digestivos.