Labrador Retriever
Curioso e bondoso com um grande apetite
O Labrador Retriever é uma raça de cão de médio a grande porte considerada uma das raças mais populares internacionalmente. Em muitos países, Labrador (também chamado de Lab) é a raça preferida de cães para assistência a deficientes.
País de origem: | Reino Unido e Canadá |
Classificação FCI: | Grupo 8, Seção 1 Retrievers # 122 |
Temperamento: | inteligente, gentil, ágil, extrovertido, confiante, gentil |
Cores: | Preto, Chocolate, Amarelo |
Peso: | Macho: 29-36 kg, Fêmea: 25-32 kg |
Altura: | Macho: 57-62 cm, Fêmea: 55-60 cm |
Experança de vida: | de 10 a 14 anos |
Labrador Retriever cachorro
Mesmo que o Labrador Retriever seja conhecido pela sua boa natureza, é importante socializar adequadamente os cachorros para que cresçam amigáveis com as pessoas e também com outros animais. Como raça, os Labradores Retrievers são curiosos e exploradores. Eles adoram seguir pessoas, animais ou cheiros interessantes. Eles podem ficar facilmente sem a companhia do dono, por isso é aconselhável ficar de olho neles, especialmente enquanto os cachorros exploram o local onde estão. Labradores são entusiastas e também enérgicos e, por isso, devem ser treinados com a trela o mais rápido possível para evitar puxões quando estiverem maiores. Há uma chance de cães adultos sofrerem de displasia da anca, embora não seja tão comum quanto em outras raças. Labradores também são propensos a ter problemas nas articulações. Fornecer uma dieta saudável, de preferência contendo um equilíbrio adequado de glucosamina e condroitina pode ser benéfico (Valp Maxi da linha Husse pode ser ótimo para alimentar cachorros de Labrador Retriever). Como os labradores gostam de comer, eles devem fazer muitos exercícios para prevenir a obesidade.
Labrador Retriever’s nutrição
Os Labradores Retrievers têm um grande apetite, o que os torna a raça de cães com maior probabilidade de sofrer de obesidade. Uma quantidade adequada de exercícios combinada com uma dieta equilibrada deve diminuir significativamente a chance de o Labrador se tornar obeso. Labradores, especialmente quando mais velhos, podem se tornar um pouco preguiçosos, o que resulta em não fazer exercícios suficientes. Recomenda-se alimentar uma dieta de baixa energia (de preferência abaixo de 10% de gordura) e rica em fibras. Labrador Retrievers mais velhos e com sobrepeso comumente sofrem de osteoartrite. A Optimal Light da gama Husse é a escolha perfeita neste caso. A adição de glucosamina e condroitina naquele alimento seco específico garante um bom estado das articulações.
Valp Maxi | Nutrição equilibrada para cachorros e cadelas de raças grandes
Prima Plus | Alimento de manutenção para cão com moderado teor de gordura & calorias
Descrição detalhada do Labrador Retriever
Os Labrador Retrievers são considerados uma raça de cão de médio a grande porte. Como os labradores são a raça de cão com maior probabilidade de se tornar obesa, o peso típico para os machos deve ser em torno de 29–36 kg e para as fêmeas de 25–32 kg. Esses cães têm um forte olfato, o que os torna ótimos cães de busca e salvamento.
Origem
A primeira aparição do Labrador Retriever remonta à década de 1830, quando foi trazido para a Grã-Bretanha em um navio mercante do Canadá. Nos primeiros anos, muitos confundiram Labrador com Terra Nova, mas em 1870 o nome Labrador Retriever tornou-se comumente conhecido na Inglaterra. O primeiro caso registado de nascimento de um Labrador amarelo data de 1899. Em 1938, o Labrador Retriever preto tornou-se o primeiro cão da história a aparecer na capa da revista Life.
Aparência
Embora exista uma grande variedade entre os Labradores, a raça possui algumas características típicas. Os Labrador Retrievers tem uma constituição física bastante proporcional. O pelo do Labrador é densa, curta e resistente à água, o que permite nadar mesmo em águas frias. As cores aceitáveis para esta raça são amarelo, chocolate e preto. As orelhas devem cair perto da cabeça e as sobrancelhas devem ser ligeiramente pronunciadas. O corpo de um Labrador Retriever deve ter uma boa construção muscular.
Comportamento
Os Labrador Retrievers são descritos como amáveis, extrovertidos e agradáveis. Uma vez que têm um temperamento muito uniforme, são um excelente cão de companhia e de família. Esta raça comporta-se bem tanto com crianças quanto com outros animais. Os Labradores são muito entusiasmados e cheios de energia. Como raça, eles são muito curiosos e gostam de explorar, eles adoram seguir cheiros, pessoas ou animais e podem facilmente se separar de seus donos ao fazê-lo. Labrador Retrievers são considerados um dos cães mais brilhantes - sua inteligência requer estimulação adequada, caso contrário, os cães ficam entediados. Esta raça de cão é um ótimo cão de trabalho em cães de caça, terapia ou assistência.
Requisitos
Os labradores adoram comida e devem receber uma dieta saudável e uma boa dose de exercícios para manter o peso adequado. Esta raça é um pouco propensa a displasia da anca, mas não tanto quanto outras raças. Suplementos para articulações (Husse Artro Plus) ou alimentos contendo condroitina e glucosamina são recomendados para manter uma boa saúde.
Cuidados diários
Uma dieta saudável e equilibrada e exercícios adequados são fundamentais para esta raça na prevenção da obesidade. Labradores Retrievers não requerem escovação extensa. Durante a temporada de queda, é aconselhável remover os pelos mortos. Os labradores têm pelos naturalmente oleosos que os ajuda a se manterem aquecidos durante o inverno ou a nadar em água fria. Não deve dar banho com muita frequência - apenas se estiver particularmente sujo ou, em média, não mais do que 3 a 4 vezes por ano. As orelhas caídas do Labrador podem reter muita humidade, o que pode levar a infecções. É aconselhável fazer exames frequentes nos ouvidos (especialmente após as sessões de natação).